Com João Carlos Martins, cidade estreia Gru Sinfônica no Bosque Maia em seus 459 anos

por Guarulhosweb - 02/12/2019 17:09

varie01 de Guarulhosweb
A grande festa em celebração aos 459 anos de Guarulhos, que acontece no próximo domingo, 08/12, às 20h, no Bosque Maia, é marcada pelo lançamento e estreia da Gru Sinfônica, a primeira orquestra profissional da cidade, que acaba de nascer. João Carlos Martins, patrono da Gru Sinfônica, é o célebre convidado da noite de estreia e vai coroar o espetáculo com repertório repleto de expectativas e surpresas.
 
Além de ir na contramão de inúmeros fechamentos de orquestras e grupos sinfônicos, que impactou muitos municípios nos últimos anos, ao criar a Gru Sinfônica, uma orquestra profissional, Guarulhos endossa uma política de valorização da educação e da cultura por meio de investimentos no potencial transformador da música.
 
Para presentar a cidade de Guarulhos e os guarulhenses, os 50 músicos da Gru Sinfônica dividem o palco com a Orquestra Jovem Municipal num espetáculo grandioso, que soma a participação de mais de 120 instrumentistas, um concerto que promete ser inesquecível.
 
O repertório escolhido para abrilhantar o aniversário da cidade conta com a execução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos,Danzón nº 2, de Arturo Marquez, e também dointermezzoda Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, a 5ª Sinfonia de Beethoven, o último movimento da Suíte para Jazz, de Dmitri Shostakovich, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a canção popular italiana Bella Ciao.
 
Em uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, Estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas, em especial na cultura, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar.
 
A Gru Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que, aliada à atividade da Orquestra Jovem, faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil.
 
Atuação dos novos instrumentistas
A Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Além da oferta de iniciação musical para crianças, o projeto cria uma nova temporada de espetáculos sinfônicos gratuitos, para que a cidade de Guarulhos possa respirar música cada vez mais.
 
Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas vão atuar na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas participantes do programa com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados.


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Wilma - 03/12/2019 12:41
A música em sintonia com a alma.

Parabéns pela iniciativa, a música sempre faz bem a todos nós.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Diretor e jornalista Nelson Hoineff morre aos 71 anos

Jornalista, crítico de cinema, escritor, diretor. Nelson Hoineff, que morreu neste domingo, 15, aos 71 anos, especializou-se em HDVT e novas...

15/12/2019 19:22
Now United lança clipe gravado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O grupo Now United lançou o clipe da música Na Na Na neste domingo, 15. O vídeo foi gravado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Brasil.Criado por...

15/12/2019 16:25
Anna Karina fez história como ícone da Nouvelle Vague

Conta a lenda que Jean-Luc Godard, ao iniciar a produção de Uma Mulher É Uma Mulher, publicou um anúncio dizendo que procurava uma atriz que também o...

15/12/2019 15:37

Últimas Notícias

Notícias Gerais

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 36 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.216 da Mega-Sena sorteadas ontem (14), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. O...

15/12/2019 08:15

Policial

Bombeiro de Guarulhos é acusado de matar homem em briga de trânsito

Gregory Rodrigues é soldado da Polícia Militar, lotado no 5º Grupamento de Bombeiros, de Guarulhos, é acusado de matar um...

15/12/2019 07:33

Cidades

Baile do Vermelho e Branco agita o CCI Santa Mena

A agitação tomou conta do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena nesta sexta-feira, 13/12,...

13/12/2019 19:15