Entenda o que é a "Segunda Sem Carne" e a sua importância à saúde e ao meio ambiente

por Guarulhosweb - 03/12/2019 08:07

cidad01 de Guarulhosweb
A Segunda Sem Carne é uma campanha que nasceu nos Estados Unidos e tem se espalhado por outros países, inclusive, o Brasil. Na prática, a ação prega que, pelo menos uma vez por semana, as pessoas substituam a proteína animal por outra - ovos, carne de soja, entre outros alimentos. 
 
Esta campanha tem ganhado tanta força que o próprio Ministério da Saúde, por meio do “Guia Alimentar para a População Brasileira”, de 2014, recomendou que o consumo de carne fosse limitado para reduzir o risco de óbitos, doenças cardíacas e outras doenças crônicas em pessoas, além de diminuir o estresse sobre o meio ambiente e os animais.
 
Neste mesmo relatório, a pasta declarou que "optar por consumir vários tipos de alimentos à base de vegetais e um consumo limitado de produtos de origem animal, indiretamente, resulta em um sistema alimentar mais justo e menos estressante (prejudicial) ao meio ambiente, aos animais e à biodiversidade em geral”.
 
A posição do Ministério da Saúde também é compartilhada por duas especialistas entrevistadas pelo GuarulhosWeb. A nutricionista Juliana de Souza explicou que seria interessante todos ficarem um dia sem carne ou diminuir a quantidade de carne vermelha consumida. Ela argumentou que a culpa da poluição ambiental é do gás metano, produzido na digestão dos ruminantes, como vaca, camelo, ovelha, entre outros.
 
"Este gás é prejudicial ao meio ambiente. Devo ressaltar que não é só o gás produzido por estes animais a causa dos prejuízos ao ecossistema, mas se diminuíssemos o consumo de carne, daria uma bela ajuda", destacou. A especialista recomendou um equilíbrio entre o consumo da proteína de origem vegetal e de origem animal. "Temos outras opções igualmente nutritivas, como ovo, feijão, grão de bico, soja, lentilha etc", exemplificou. 
 
A nutricionista Lilian Meira Pessoa também sugeriu o equilíbrio na alimentação, principalmente, entre os mais jovens. "Os excessos estão causando males às nossas crianças. O equilíbrio é a melhor forma de prevenção. Podemos comer de tudo, porém com moderação. O ambiente saudável proporciona às crianças um equilíbrio alimentar de forma natural. Precisamos voltar a comer com tranquilidade e calmaria", ponderou. 
 
Outra entidade preocupada com o excesso de consumo de carne é o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o Inca, em matéria publicada pelo Jornal Extra, carnes vermelhas como de boi e porco, quando consumidas em grandes quantidades, podem facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino. 
 
Isto ocorre porque estes alimentos possuem grandes quantidades de ferro heme, nutriente essencial ao corpo, mas, que, se ingeridas exageradamente, pode ter efeito tóxico sobre as células. A recomendação é comer, no máximo, 500 gramas de carne cozida por semana.
 
Segunda Sem Carne em Guarulhos
Em Guarulhos, o único colégio que implementa a Segunda Sem Carne aos seus alunos é o Carbonell. O restaurante da instituição de ensino é comandado pela equipe do Papa Menu e, desde agosto deste ano, aderiu à campanha. "O consumo de carne pelos brasileiros costuma ser maior aos finais de semana e, por isso, na segunda-feira estamos mais propensos a nos alimentar de forma mais leve", justificou o colégio. 
 
Ainda de acordo com o Carbonell, a ação na instituição conscientiza pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre a sociedade, sobre os próprios animais, a saúde e o planeta. "O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e, consequentemente, o aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais e verduras, como recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde", finalizou.
 

Seja o primeiro a comentar esta notícia.


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também

Projeto de lei pode viabilizar a construção da Arena Multiuso de Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos enviou à Câmara Municipal, na última quinta-feira (5), o projeto de lei 3.821/2019, que autoriza a...

09/12/2019 18:09
Mais de 10 mil pessoas celebram os 459 anos de Guarulhos em grande festa no Bosque Maia

Árvore de Natal iluminada, cantata, apresentações musicais, concerto de estreia da Gru Sinfônica e celebração...

09/12/2019 18:06
Casamento comunitário LGBTI celebra a união de 19 casais

No último domingo (8), 19 casais LGBTI puderam oficializar a sua união em uma cerimônia realizada no Clube Recreativo, no centro...

09/12/2019 17:02

Últimas Notícias

Policial

Balão cai em avião da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Um balão caiu sobre um avião no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã deste domingo, 8/12. Um vídeo com o...

09/12/2019 21:03

Policial

Falso motorista de aplicativo é preso após tentativa de estupro no Bonsucesso

Um homem de 33 anos, que se passava por motorista de aplicativo, foi detido na tarde desta segunda-feira, 09/12, após uma tentativa de estupro...

09/12/2019 19:20

Cidades

Última edição de 2019 do programa Você na Prefeitura acontece neste sábado no Cabuçu

A EPG Vereador Faustino Ramalho, localizada no Cabuçu, recebe no próximo sábado (14) a última edição do...

09/12/2019 18:52