Colunista censurado por grupo no Facebook denuncia ter sido vítima de ofensa e preconceito

por Guarulhosweb - 20/02/2015 12:03

O jornalista-pesquisador Oswaldo Coimbra, há oito anos responsável pela coluna Mundo das Palavras no GuarulhosWeb prepara neste fim de semana uma queixa-crime contra membros do Memórias Paulistanas, um espaço do Facebook, que se identifica como reservado à preservação do passado da capital paulista. Ontem, Coimbra ele teve a matéria que postou hoje no Guarulhosweb censurada três vezes pelos administradores daquele espaço e, em seguida, foi ofendido por alguns de seus membros, com agressões verbais escritas que o ironizaram por sua idade sexagenária, sua naturalidade paraense, e, seu estado mental supostamente desequilibrado. 
 
Amatériado jornalista-pesquisador cuja postagem culminou com estas agressões, na verdade, ésomente desdobramento da sequência de textos nos quais ele tratou da questão da prostituição, num período mais recuado, o da Belle Époque paulista. Na qual se apoiou, sobretudo, nos estudos deste tema já consagrados dentro da academia nacional realizados pela doutora Margareth Rago. 
 
Coimbraé co-autor do ex-ministro de Educação do Governo Goulart e ex-secretário estadual de São Paulo, no Governo Montoro, Paulo de Tarso Santos, no livro “64 e outros anos”, publicado pela Cortez Editora. Ele publicou, pela Ática, “O texto da reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura”, extraído de seu doutorado em Jornalismo da ECA/USP. Estelivro foilargamente adotado na rede nacional de ensino de Jornalismo no Brasil, e, hoje está esgotado. 
 
Nos últimos 20 anos o jornalista-pesquisador acumulou experiência na área da preservação da memória brasileira, realizando extensolevantamento na Amazônia, onde recebeu quatro prêmios da intelectualidade local por seu trabalho. Atualmente, o número de suas obras já publicadaschega a onze. 
 
No início da próxima semana, ele irá enviar cópias da queixa crime que apresentará à Polícia de São Paulo para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, a que ele é filiado, para a SaferNet Brasil, uma associação que cuida dos direitos humanos na internet, e à Comissão de Direitos Humanos da OAB.  
 
 


Todos os comentários e opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.

Pedro Nastri - 23/02/2015 21:13
Direito de resposta

Depois de ter meu nome veiculado exaustivamente neste site, sem ao menos checar os dois lados, como bem manda os melhores manuais de redação, espero ter o direito de resposta com a mesma exposição e laudas que o vosso colunista teve ao macular nossa imagem. Lembro:"O ônus da prova cabe a quem acusa"

Anônimo - 21/02/2015 11:13

Todo grupo tem regras!!
Não vejo motivo para tanto,é muito mimimi para tão pouco!!

Anônimo - 20/02/2015 14:41

Todos os grupos do facebook tem regras e normas, que se desrespeitadas acarretam ou a exclusão do comentário ou a exclusão do participante do grupo.
Aconselho a esse senhor debruçar-se sobre as regras para comentários nesse veículo, e responder se é censura. Posso publicar o que eu quiser aqui?


Participe! comente esta notícia
informe o seu nome.
@
por favor um e-mail válido
T

Veja Também


Últimas Notícias

Policial

Dupla é presa em flagrante na Vila Any por furtar moto em Itaquá

Policiais da 4ª Cia do 1º Batalhão do Policiamento Rodoviário em Guarulhos prenderam dois indivíduos em flagrante por...

21/09/2019 13:14

Cidades

Sabesp assumirá em definitivo o tratamento de esgoto em Guarulhos nesta segunda

A Sabesp anunciou, nesta sexta-feira, 20/09, que assumirá de forma definitiva o serviço de esgotamento sanitário de Guarulhos,...

21/09/2019 12:56

Cidades

12ª Semana do Surdo de Guarulhos terá palestras e apresentações culturais

Com o objetivo de difundir e promover o conhecimento sobre questões ligadas à educação bilíngue para surdos...

21/09/2019 12:36